Diário de Suzano ed.: 9167 - 04 de abril de 2012
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação Paulista dos Produtores Audiovisuais (APPA), inaugura hoje, às 19 horas, no Casarão das Artes, o Estúdio Público de Cinema que recebe o nome de "Nhô Luca e Salvador Rugiero".
A iniciativa inédita entre as administrações públicas da região tem por objetivo desenvolver o olhar e multiplicar os fazedores de cinema na região. "Democratizar o acesso gratuito à produção de cinema digital com qualidade total de som e imagem é, sem dúvida, uma ação sintonizada com a identidade cultural da cidade de Suzano. Desenvolver ferramentas que potencializem a atividade audiovisual é devolver aos cidadãos, artistas e produtores o seu direito de criação", relata o secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto.
O secretário declara ainda que é pelo cinema que muitas cidades se tornam conhecidas dentro e fora do País. "Com o estúdio a formação na área será ampliada e, por consequência, novas produções também surgirão. O espaço conta com todos os equipamentos e softwares de ponta para a produção e finalização de projetos áudio visuais", destaca Walmir.
O projeto de cinema é uma ação ramificada que contempla formação, pensamento, palestras, e, agora, produção dentro da área audiovisual. A ação é resultado do movimento organizado por profissionais da área cinematográfica, a partir de 2005. E nesse tempo artistas renomados participaram dos projetos desenvolvidos, como Paulo Betti, Marçal Aquino, José Mojica, o "Zé do Caixão", Carlos Reichenbach, Livio Tractenberg, Paulo Sacramento, entre outros.
NOME O estúdio de Suzano leva o nome dos precursores do cinema no município. Nhô Luca e Salvador Rugiero foram artistas que nos anos de 1940 fizeram os primeiros filmes registrando o território suzanense na época. "Quando criamos equipamentos como esse, procuramos homenagear alguém da cidade que fez parte do segmento", finalizou o secretário.
http://www.diariodesuzano.com.br/noticia.php?caderno=d&id=18269
Nenhum comentário:
Postar um comentário