Diário de Suzano ed.: 9155 - 21 de março de 2012

Mais uma empresa da iniciativa privada adere ao projeto "Arte Pública" da Prefeitura de Suzano. A EDP Bandeirante firmou parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e juntas promovem a pintura de muros pelo centro de Suzano. Para marcar o início da parceria, dois muros da Rua General Francisco Glicério - altura do número 521- já exibem pinturas de artistas plásticos da região. "É importante que todos os setores da sociedade estejam juntos e quem ganha é a cidade de Suzano. Pensar políticas públicas que utilizem a Arte e que interajam com o cotidiano do cidadão é uma das metas do projeto", afirma o secretário da pasta Walmir Pinto. A primeira empresa privada a apoiar o projeto foi o Banco Itaú.
Para esta ação foram convidados os artistas Nerival Rodrigues, que trabalha ao lado de Cida Ruiz, ambos de Mogi das Cruzes e Policarpo Ribeiro e Raça, de Suzano. Segundo a especialista em gestão do patrimônio da EDP Brasil, Melissa Alves a parceria prevê a revitalização de 15 a 30 muros da região central de Suzano. O "Arte Pública" visa transformar o visual da cidade por meio de intervenções artísticas em prédios públicos. Nos painéis ao ar livre - um em cada calçada - da General Francisco Glicério, de um lado pode-se ver pinturas cubistas e expressionistas de Policarpo Ribeiro e Raça. Do outro lado uma obra que enfatiza o homem e a natureza, intitulada "Produtividade sustentável no Alto Tietê" de Nerival Rodrigues e Cida Ruiz.
"Dessa forma os espaços públicos podem ser aproveitados, evitamos pichações e mostramos a beleza da nossa região" relatou Nerival. O painel tem cerca de 3 metros de altura. "É uma forma de embelezar a cidade e chama a atenção da população, em especial das crianças. Com isso ensinamos que se pode transformar um lugar feio em algo bonito, com apenas um pouco de tinta e criatividade", completou Cida Ruiz.
Uma equipe da EDP Bandeirante esteve no local assim que as pinturas começaram e aprovaram os desenhos. "O projeto acaba promovendo uma cidade mais humana e acolhedora causando um impacto positivo e uma sensação de bem-estar àqueles que passam pela rua. E é ainda uma forma de reconhecer o trabalho dos artistas locais", declarou Melissa. A especialista em gestão do patrimônio da EDP Bandeirante ressaltou ainda que a iniciativa ajuda diminuir as ocorrências dos atos de vandalismo.
POPULAÇÃO Os suzanenses também aprovaram a ação. A equipe do Diário de Suzano esteve no local, na tarde de ontem, enquanto Nerival Rodrigues e Cida Ruiz ainda pintavam o painel e pode conferir a reação daqueles que passavam pela rua. Uns paravam para observar enquanto outros aproveitavam para fotografar. "Muito bonito mesmo e ainda ajuda a combater a pichação" afirmou o aposentado José Ferreira da Silva. Já a costureira Percília Cintra ressaltou como a pintura pode transmitir paz. "É algo lindo. Parei para olhar e logo comecei pensar em coisas boas. Além de fazer arte da forma correta”.
http://www.diariodesuzano.com.br/noticia.php?id=262267
Nenhum comentário:
Postar um comentário