Postagens recentes

sábado, 25 de fevereiro de 2012

José Cândido, grande guerreiro!

Diário de Suzano ed.: 9134 - 25 de fevereiro de 2012

Conheci seu Cândido na década de 1980. Recém-integrado ao Partido dos Trabalhadores (PT), disputou a eleição de1988, na qual foi eleito vereador.

Pessoa de hábito simples, carregava consigo a humildade que só cabe aos grandes homens e a determinação da gente valente e guerreira do nosso país. Chegou a Suzano como muitos outros: em busca de uma vida melhor para os seus.

Foi operário no período efervescente do sindicalismo brasileiro, sobretudo no ABC Paulista, onde surgia o grande líder Lula. Tomou consciência da importância da política na vida das pessoas e nascia, assim, a grande liderança política de nossa cidade.

Durante as eleições de 1992, tive a oportunidade de conviver com Cândido mais de perto. Ele disputou sua segunda eleição a vereador e eu, a primeira. Foi um período difícil. Naquela época, ser candidato pelo PT era uma tarefa árdua, as chances eram mínimas e quase ninguém se dispunha sair às ruas como candidato para ser chamado de bagunceiro e arruaceiro. Bem diferente dos dias de hoje. Ser candidato no PT depois da era Lula é fácil, mas naquela época, somente com convicções ideológicas muito fortes.

Seu Cândido foi reeleito e eu fiquei como primeiro suplente. Acabei assumindo temporariamente seu lugar em 1995. Seu Candido ainda foi reeleito vereador pela terceira vez e, depois, por dois mandatos consecutivos de deputado estadual. E em 2004 e 2008, seu filho Marcelo venceu as eleições para prefeito em Suzano.

Como deputado, Seu Cândido assumiu as bandeiras do meio ambiente, da igualdade racial e dos direitos humanos, temas que quase ninguém assume, pois são assuntos idealistas, que não buscam o imediatismo dos votos de uma eleição, mas sim a transformação de nossa sociedade.

Isso mostra a grandeza desse homem. Em seu último mandato, assumiu também a bandeira da cultura. Junto com o deputado estadual Vicente Cândido, criou o projeto de lei que ainda tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo, que transforma Suzano na capital da cultura do Estado de São Paulo.

Em sua trajetória vitoriosa, colaborou muito no crescimento de Suzano e, também, no do PT. Ajudou e pode se orgulhar da grande transformação que Suzano vem passando com o governo popular que o Partido dos Trabalhadores vem fazendo na cidade, por meio do governo do prefeito Marcelo Candido.

Seu Cândido foi atuante em todos os momentos dentro do PT. Sua última batalha foram as prévias internas do partido, em que apoiou Célia Bortoletto.O Brasil perde um grande político e um grande homem. Sentimos muito sua falta, mas continuamos sua luta. Em nome dos artistas e da cultura de Suzano, reverencio este homem que aprendi a gostar e admirar pela sua luta histórica. Descanse em paz!

http://www.diariodesuzano.com.br/noticia.php?id=17617&caderno=o

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário